domingo, 30 de outubro de 2011

Sensibilização musical

Nem só a leitura tem preenchido o plano de atividades das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, a música ocupa também um lugar de destaque, não só pela importância cultural, como também pelo seu poder em desenvolver a autoconfiança, a motivação, a concentração, a autodisciplina e a criatividade, que cada vez mais tem vindo a ser desvalorizada na educação dos alunos.
Deste modo, as Bibliotecas do Agrupamento de Santo Onofre, enquanto impulsionadoras da cultura e da literacia, desenvolveram um conjunto de atividades relacionadas com a música em geral. Para levar a cabo estas atividades, as BEs contaram com a preciosa colaboração do seu parceiro - a Academia de Música de Óbidos - cujos professores apresentaram vários instrumentos musicais, como (...) os instrumentos de orquestra (...) e proporcionaram, não só um momento musical, como também educativo. Os alunos, presentes nestes eventos, aprenderam um pouco da história da música, da constituição e do funcionamento de cada um dos instrumentos apresentados. Houve também a oportunidade de experimentar vários instrumentos, como o fagote, a flauta transversal, o clarinete , os instrumentos de percussão (marimba e bateria) e o saxofone.
Este projecto de sensibilização musical e cultural terá continuação ao longo do 2ºe 3ºperíodos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ipads



Ok. Ler hoje não é o mesmo que ler como se lia há anos. Hoje há o e-leitor de ipads e tablets, hoje lê-se na net, e, por vezes, não pode acreditar-se no que se lê. Dizem que até é perigoso. Hoje até basta ter orelhas para ler, com milhares de livros preparados para enfiar num mp3. Hoje há livros que mexem e que falam. Até há livros que precisam de ser soprados para serem lidos. E, no entanto, a ideia continua a ser a mesma, sempre que pegamos num livro: ficar a saber o que lemos. Memorizá-lo e fazer com que aquilo que lemos permaneça connosco. Para ser usado no dia a dia. Que longa história, esta, do livro. E, todavia, uma nova pergunta parece fazer sentido. Para que serve o livro? Ou melhor: para que nos serve hoje?

A biblioteca do agrupamento de escolas vai promover um ciclo de conferências sobre estes e outros temas.
Falar do livro mas em linguagem que se perceba e sem conversa da treta. Conversas rápidas com utilidade. Convidámos amigos nossos que sabem coisas sobre ler e sobre os livros. O que é preciso para que se seja melhor e por que razão os livros são tão amados por tanta gente? Como é possível que todos os meus amigos digam que ler o Harry Potter é bem mais espectacular do que ver os filmes? Filmes que custam milhões. Alguém que nos explique estas coisas, é o que vamos fazer, uma vez por mês. Queres aparecer, ou és um dos totós que acha que isto não tem nada a ver contigo?
Quando? Onde? Está atento aos cartazes na vitrina à entrada da biblioteca.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

aLer + em família

aLer+ , é um projeto que a biblioteca escolar tem vindo a desenvolver em parceria com os docentes titulares de turma. Este projeto visa envolver todas as turmas do 1ºciclo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre.
No dia 26 de Setembro, deu-se início ao arranque do projecto, para o presente ano letivo, com a leitura do livro o “Livro Activo”, a história apresentada em power point foi o ponto de partida para motivar e esclarecer os alunos. Seguidamente, procedeu-sa à distribuição das mochilas pelos alunos. Este projeto procura promover a leitura através do envio de uma mochila com um livro que vai para casa onde pode ser lido e explorado pelas famílias, é um modo de facilitar o acesso à leitura, uma espécie de Take Away da leitura. Dentro da mochila irá também um caderninho - "diário da leitura"- onde o aluno registará as suas impressões sobre o livro que levou e as viagens imaginárias que a história lhe proporcionou.

Contamos com a colaboração de todos para que o projecto dê frutos no futuro.
O símbolo das mochilas é o que se encontra na imagem que se segue:


Obrigada!
A equipa das Bibliotecas Escolares

Como salvar o planeta

Sensibilizar para a educação ambiental e promover o intercâmbio entre as crianças do JI


As educadoras desenvolveram um projeto de sensibilização para as questões ambientais para o "Dia sem carros" e simultaneamente promoveram o intercâmbio entre as crianças das diferentes salas do JI. Esta iniciativa tem por objetivo a sensibilização para o respeito e tolerância entre todos.
Neste sentido, o grupo de crianças da Sala1 levou a cabo uma mini investigação que consistiu no levantamento do meio de transporte utilizado pela comunidade escolar na deslocação das crianças para o jardim; na análise dos aspetos positivos e negativos dos meios utilizados nessa deslocação e na explicitação da importância de DIA SEM CARROS que se celebra no dia 1 de outubro.
Para este encontro foi realizado um cartaz alusivo ao tema e aprendeu-se uma canção sobre a valorização do respeito pelas questões ambientais que foram partilhados com os amiguinhos de cada uma das restantes salas do JI.
Pedimos aos pais e Encarregados de Educação que continuem a estimular nas nossas crianças o valor e respeito pelas questões ambientais.
Vale a pena apostar na saúde do nosso planeta e na nossa saúde!