quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ENCONTRO SOBRE DIFERENÇA E INCLUSÃO



      No dia 29 de novembro, a disciplina de EMRC, em parceria com a biblioteca escolar organizou um encontro com o psicólogo Luis Rodrigues, destinado aos alunos do 7º C.
     Foram abordadas temáticas ligadas à diferença e à inclusão, partindo das experiências e das realidades concretas dos alunos e do grupo/turma.
    Os alunos apresentaram um comportamento irrepreensível e manifestaram um grande interesse e empenho nas actividades desenvolvidas.

domingo, 25 de novembro de 2012

Exposição Maria Keil








Visite a Biblioteca! Poderá apreciar alguns dos trabalhos de uma grande artista do século XX, Maria Keil, que faleceu a 10 de junho de 2012.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

No Centro Escolar, oficina de escrita criativa

 

   Fortalecer o imaginário, estimular a criatividade e incentivar à leitura/escrita é o objetivo da oficina de escrita criativa que envolve todas as turmas do 1º ciclo do Centro Escolar, com um trabalho articulado e desenvolvido na biblioteca e nas salas de aula.

  A divulgação de várias obras, o despertar para a leitura de outras, desenvolver a comunicação/oralidade e escrita a partir de gravuras/objetos, tem como motivação “A Árvore da Histórias” que se encontra à entrada da biblioteca e onde os alunos se inspiram para a elaboração dos trabalhos. A partir desta árvore, são abordadas várias temáticas que abrem caminho para a criatividade.

  O placar dos textos criativos permite que os textos elaborados, a afixar, sejam digitados, obrigando os alunos a utilizar o computador para processamento de texto. Nos textos podem colar desenhos ou gravuras, de acordo com o conteúdo, copiados da internet, ensinando os alunos a utilizar e pesquisar na internet de acordo com as normas de segurança.

 
 


Uma aventura da castanha Castanhola


A castanha Castanhola com sorte não caiu na fogueira, foi cair ao lago que lá havia e quase se ia afogando; mas os patos começaram a brincar com ela como se ela fosse um brinquedo. Houve uma altura que os patos a mandaram tão alto que ela foi parar às costas de um pássaro, e disse:
-          Uau! Que vista tão bonita! Era capaz de viver aqui!
Mas, houve uma altura que o pássaro deixou a castanha Castanhola cair. A coitada foi parar ao sapato de um menino que parecia estar cheio de aranhas e minhocas; quando a castanha castanhola caiu disse:
        -Não me façam mal!
        E os bichos disseram:
      - Nós? Claro que não! Nós também somos castanhas!
       Depois ela ficou tão contente que perguntou:
      -Vocês querem ser minhas amigas?
      Elas responderam:
     - Claro que sim!
     Então saíram do sapato e decidiram ir para a fogueira e depois para a barriga dos meninos.
                                                              
                                                                                    Texto elaborado por
                                            Ana Sofia Duque do 4ºB
                                                    Centro escolar de Santo Onofre
 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

São Martinho


   
 
            "Mais uma Aventura da Castanha Castanhola",
 uma história para o dia de São Martinho, que foi preenchido com trabalhos de expressão plástica, canções e como não podia deixar de acontecer, também se comeram as castanhinhas que encheram as barriguinhas das crianças do pré-escolar e do 1ºciclo do Agrupamento.
 
 
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012