segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Visite a Biblioteca


    Os professores da EBI Santo Onofre estão de parabéns, pelo  resultado do desafio lançado pela biblioteca, um presépio construído por cada grupo disciplinar. Para quem não teve oportunidade de visitar a exposição, poderá faze-lo na Casa do Caldeano,  nas caldas da Rainha, até 3 de Janeiro.
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Uma história de Natal

 
   Assim aconteceu, os professores do Agrupamento Raul Proença animaram as Bibliotecas contando uma história de Natal aos alunos...

Festa de Natal 1º ciclo

glitters





       
 








                                                         Academia de Música de Óbidos

                                                        Os três Reis Magos

                                                        Canções das vogais

                                                        Natal Africano

                                                        Brilha, brilha
                               
                                                        Merry Christmas 

                                                        Gingle Bell

                                                         ...
                                                                                    
                                                                                                                                                                        





terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Boas Festas


                                                                      Centro Escolar





segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bibliomóvel nas escolas do 1º ciclo



Os alunos das escolas do agrupamento que não tem biblioteca escolar requisitam livros da bibliomóvel, caixa de livros pertencentes às bibliotecas do agrupamento, que os entusiasmam.

   

   Sobre a mesma os alunos da EB1 da Foz do Arelho escreveram:

 

Bibliomóvel

Nós adoramos a Bibliomóvel porque os livros que levamos para casa fazem-nos sonhar. Estão repletos de magia, de imaginação e podemos contar histórias aos nossos familiares. Aprendemos coisas novas que nos fazem sorrir e voar sem limites. Com os livros da Bibliomóvel temos oportunidade de desfrutar novas aventuras.

Por isso o nosso muito obrigado, pois os livros são nossos amigos.

Alunos do 1º Ciclo da Foz do Arelho.   

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Workshop de natal



      A biblioteca promoveu um workshop "Flores de natal" destinado ao 2º ciclo. A atividade decorreu no espaço da biblioteca, os alunos empenharam-se muito e resultaram trabalhos excelentes, sob orientação da Porfessora Filomena Ruivo.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Rita Campos visitou as bibliotecas do agrupamento



    A escritora esteve na BE dos Arneiros e do Centro Escolar onde conversou com os alunos e leu a história "O Gato Juno".

     Rita Campos nasceu no ano de 1981, em Caldas da Rainha.

    É licenciada no 1º Ciclo do ensino Básico e em Educação Física, pela Escola Superior de Educação de Leiria e mestre em Psicologia do Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana. É escritora e contadora de histórias infantis. O seu primeiro livro, "O Gato Juno" foi em 2007, editado pela Martins Fontes Portugal, posteriormente escreveu "A Manta Clarinha" e no dia 8 de Dezembro de 2012 apresenta o seu último livro "O Meu Natal é o Melhor".

 

 

 

Biblioteca dos Arneiros

 
 

Sorriam à vida, porque a vida vos sorri a vós.

                                                                           
                                                                                                                       João Jorge
                                               
                   
                                   
                                                                                                                    Dezembro de 2012




Para assinalar o “Dia da Pessoa com Deficiência”
     O João Jorge, aluno invisual da Escola Raul Proença,veio à nossa biblioteca ler uma história em braille.
  Tocou e cantou algumas músicas num órgão e escreveu algumas frases da autoria dos alunos, na sua máquina de braille:
- O João é o melhor do mundo.
- Eu gosto muito das canções do João.
- O João é bonito e amigo.
- O João é muito nosso amigo.
- Obrigado por teres vindo, ser invisual não é um problema.
- Ser diferente não é mau.
- O João sabe tocar piano.
- O João sabe, muito bem, tocar piano e espero que ele volte.
- Do dia de hoje sinto uma grande felicidade por estar com o João.



 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Manta, da Ternura aos Afetos


 


 
   A partir do livro, A Manta”, uma história aos quadradinhos (de tecido) de Isabel Minhós Martins e Yara Kono. A BE do Centro Escolar arrancou com o projeto, “ A Manta, da Ternura aos Afetos” que irá decorrer durante o ano letivo, é  direcionado aos três grupos do JI e conta com  a participação dos avós. Sensibilizar as crianças para a leitura é um dos objetivos deste projeto, que pretende não só integrar  a família no meio escolar como também enriquecer o relacionamento destas duas gerações.