quinta-feira, 25 de abril de 2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Concurso: “Ler o Mar”


Escola:- Centro Escolar de Santo Onofre

Autores do trabalho: - Crianças do grupo da sala 1 do Jardim de Infância



Tema do trabalho: “Vamos  proteger o mar!”

- Leitura e audição da história: “ O Polvo Coceguinhas” , de Ruth Galloway;

- Entoação da canção “No fundo do mar”, acompanhada do visionamento de um PowerPoint sobre o fundo mar elaborado pela P.B.

Questões abordadas:

A beleza do fundo do mar;

A poluição dos rios e do mar;

A destruição da vida fluvial e marinha.

Exploração dos seguintes provérbios:

- “Nem tudo o que vem à rede é peixe”;

- “Gaivotas em terra tempestade no Mar”;

- “ Mar Limpo peixes felizes”.

Relatos das crianças e registo escrito (pela educadora) de vários acontecimentos vividos e presenciados, a partir dos materiais/recursos explorados. Seguem-se, alguns desses registos:

 “ O polvo Coceguinhas vivia muito feliz porque o mar onde ele vivia não estava poluído”.

“ Às vezes, quando os pescadores vão à pesca, nas redes apanham muito lixo, os peixes estão doentes por causa do lixo.”

“Quando os peixes estão doentes nós também podemos ficar doentes se os comermos.”

“As gaivotas comem o lixo que encontram no mar e na praia, ficam doentes e morrem.”

“Não devemos deitar lixo no chão, o lixo é muito perigoso”.

Trabalhos de expressão plástica elaborados:

- Painel 1 “Mar Limpo, Peixes Felizes”;

- Painel 2 em 3D “O Polvo Coceguinhas Feliz”

Técnicas utilizadas: Moldagem (plasticina, pasta de papel…), colagem, pintura, recorte, etc