quinta-feira, 30 de maio de 2013
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Som e Movimento
,
A biblioteca recebeu os alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar com uma série de exercícios articulados com música que ajudam as crianças a conhecer o corpo e desenvolver o sentido ritmíco. Esta atividade integrada na visita deste alunos à EBI santo Onofre contou ainda com atividades no Parque Onofre e no Ginásio. Os alunos do 3ºA apresentaram aos pequenos visitantes, uma canção em inglês coreografada, na qual também participaram.
A biblioteca recebeu os alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar com uma série de exercícios articulados com música que ajudam as crianças a conhecer o corpo e desenvolver o sentido ritmíco. Esta atividade integrada na visita deste alunos à EBI santo Onofre contou ainda com atividades no Parque Onofre e no Ginásio. Os alunos do 3ºA apresentaram aos pequenos visitantes, uma canção em inglês coreografada, na qual também participaram.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Período da Leitura
Os alunos do 1º Ciclo dos Arneiros e do Centro Escolar e os grupos do Pré-Escolar do
Centro Escolar, elaboraram textos / trabalhos de expressão plástica a
partir de obras sobre o mar e concorreram ao concurso ,“Eu Escrevo – Ler o
Mar” lançado pelo Plano Nacional de Leitura.
Entre os excelentes trabalhos
apresentados, e porque, apenas se podia concorrer com um trabalho do 1º Ciclo e
um do Pré-Escolar por agrupamento, foi selecionado e enviado o trabalho do 4º A da EB1 dos Arneiros, da turma da
Professora Helena Rego, e um do JI do
Centro Escolar. Crianças, alunos, educadoras e
professores estão de parabéns. Aguardamos o resultado do concurso.
LENDAS
DO MAR
Autor:
José Jorge Letria
Continuação da lenda: “A Fada das Ondas”
Os emissários seguiram o caminho de volta ao palácio do Rei.
Mas ninguém os convenceu de que a velha gaivota não era, nem mais nem menos, do
que a Fada das Ondas. Os três emissários tinham razão. A velha gaivota era a Fada
das Ondas. Com muito cuidado a gaivota (a Fada das Ondas), vendo que já
não estavam lá os três emissários, saiu do telhado e deixou de ser gaivota,
transformou-se na mulher e foi para dentro da sua casa.
O Rei recebeu os emissários no seu palácio. E eles contaram
tudo o que a gaivota lhes tinha dito. O Rei disse aos emissários para voltarem à casa da Fada das
Ondas e ficarem a vigiar, durante a noite. E assim fizeram os emissários.
Então, os emissários foram espiar a Fada das Ondas, na sua
casa. A Fada das Ondas estava em casa, à janela, quando viu os
emissários a rondar a sua casa. A Fada das Ondas não sabia o que havia de
fazer. Foi quando teve a ideia de se transformar em sereia e ir para
o mar. Afinal, ela não queria que ninguém descobrisse nada que lhe dissesse
respeito.
A Fada das Ondas foi viver para o oceano Pacífico, ficando a
tomar conta de tudo aquilo que a rodeava, dentro do mar, disfarçada de sereia. Durante esse tempo, a Fada das Ondas passava muitos dias a
tentar convencer os peixes, e outros animais, a apanhar a poluição que havia
naquele oceano. Mas outros, passava-os a brincar com os seus amigos
caranguejos, cavalos-marinhos, polvos, peixes... E todos os dias arranjava um
novo amigo.
A casa da Fada das Ondas era numa bela gruta com duas
entradas magníficas. Na sala havia uma enorme concha a fazer de televisão, o
sofá era feito de dez corais, a mesa eram duas pedras, a toalha era uma grande
alga verde e macia, os pratos eram conchas, o garfo e a faca eram feitos de
corais. O quarto tinha uma cama feita de algas muito macias e nas cabeceiras,
que eram feitas de rocha, havia um candeeiro feito de medusas. A Fada das Ondas era muito feliz naquele lugar, era tudo
maravilhoso, tinha arranjado muitos amigos do mar, mas estava com muitas saudades
da praia onde vivia antes. Não aguentou mais e voltou para lá, em forma de
mulher, para a sua modesta casa de madeira, que ficava na falésia. Ela ficou com medo que ainda a perseguissem, porque queria
continuar solitária e a ajudar os aflitos que ali fossem parar.
Mas, passou muito tempo, os emissários não apareceram e ela
viveu feliz, sozinha em paz e sossego, sempre atenta e pronta para ajudar os
outros.
Aluna: Mafalda Sofia Marques – 4.º A – EB1
Bairro dos Arneiros
terça-feira, 14 de maio de 2013
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)





