sexta-feira, 17 de maio de 2013

Desafios da Leitura


Som e Movimento

,

   A biblioteca recebeu os alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar com uma série de exercícios articulados com  música que ajudam as crianças a conhecer o corpo e desenvolver o sentido ritmíco. Esta atividade integrada na visita deste alunos à EBI santo Onofre contou ainda com atividades no Parque Onofre e no Ginásio. Os alunos do 3ºA apresentaram aos pequenos visitantes, uma canção em inglês coreografada, na qual também participaram.

Exposição de fotografia na biblioteca



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Período da Leitura


  Os alunos do 1º Ciclo dos Arneiros e do Centro Escolar e os grupos do Pré-Escolar do Centro Escolar, elaboraram textos / trabalhos de expressão plástica a partir de obras sobre o mar e concorreram ao concurso ,“Eu Escrevo – Ler o Mar” lançado pelo Plano Nacional de Leitura.
  Entre os excelentes trabalhos apresentados, e porque, apenas se podia concorrer com um trabalho do 1º Ciclo e um do Pré-Escolar por agrupamento, foi selecionado e enviado o trabalho do 4º A da EB1 dos Arneiros, da turma da Professora Helena Rego, e um do JI do Centro Escolar. Crianças, alunos, educadoras e professores estão de parabéns. Aguardamos o resultado do concurso.

LENDAS DO MAR
Autor: José Jorge Letria

   Continuação da lenda: “A Fada das Ondas”
  Os emissários seguiram o caminho de volta ao palácio do Rei. Mas ninguém os convenceu de que a velha gaivota não era, nem mais nem menos, do que a Fada das Ondas. Os três emissários tinham razão. A velha gaivota era a Fada das Ondas. Com muito cuidado a gaivota (a Fada das Ondas), vendo que já não estavam lá os três emissários, saiu do telhado e deixou de ser gaivota, transformou-se na mulher e foi para dentro da sua casa.
   O Rei recebeu os emissários no seu palácio. E eles contaram tudo o que a gaivota lhes tinha dito. O Rei disse aos emissários para voltarem à casa da Fada das Ondas e ficarem a vigiar, durante a noite. E assim fizeram os emissários.
  Então, os emissários foram espiar a Fada das Ondas, na sua casa. A Fada das Ondas estava em casa, à janela, quando viu os emissários a rondar a sua casa. A Fada das Ondas não sabia o que havia de fazer. Foi quando teve a ideia de se transformar em sereia e ir para o mar. Afinal, ela não queria que ninguém descobrisse nada que lhe dissesse respeito.
  A Fada das Ondas foi viver para o oceano Pacífico, ficando a tomar conta de tudo aquilo que a rodeava, dentro do mar, disfarçada de sereia. Durante esse tempo, a Fada das Ondas passava muitos dias a tentar convencer os peixes, e outros animais, a apanhar a poluição que havia naquele oceano. Mas outros, passava-os a brincar com os seus amigos caranguejos, cavalos-marinhos, polvos, peixes... E todos os dias arranjava um novo amigo.
  A casa da Fada das Ondas era numa bela gruta com duas entradas magníficas. Na sala havia uma enorme concha a fazer de televisão, o sofá era feito de dez corais, a mesa eram duas pedras, a toalha era uma grande alga verde e macia, os pratos eram conchas, o garfo e a faca eram feitos de corais. O quarto tinha uma cama feita de algas muito macias e nas cabeceiras, que eram feitas de rocha, havia um candeeiro feito de medusas. A Fada das Ondas era muito feliz naquele lugar, era tudo maravilhoso, tinha arranjado muitos amigos do mar, mas estava com muitas saudades da praia onde vivia antes. Não aguentou mais e voltou para lá, em forma de mulher, para a sua modesta casa de madeira, que ficava na falésia. Ela ficou com medo que ainda a perseguissem, porque queria continuar solitária e a ajudar os aflitos que ali fossem parar.
  Mas, passou muito tempo, os emissários não apareceram e ela viveu feliz, sozinha em paz e sossego, sempre atenta e pronta para ajudar os outros.
            Aluna: Mafalda Sofia Marques – 4.º A – EB1 Bairro dos Arneiros