domingo, 16 de março de 2014

E.B.I. – 20 ANOS – 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

POESIA PELA LIBERDADE NA BIBLIONOFRE

Neste ano em que se celebra o 40.º aniversário da Revolução de Abril, a Biblioteca Escolar da E.B.I. de Santo Onofre (Biblionofre) decidiu dedicar o mês de Março e da Poesia (a 21 será o respetivo Dia Mundial) aos poetas que usaram a sua palavra para lutar pela liberdade.
Em Caldas da Rainha, de onde saiu a coluna militar que em 16 de Março de 1974 desafiou o regime e que foi a antecâmara do dia vitorioso de 25 de Abril, faz todo o sentido que comecem desde já as comemorações.
Assim, a Biblionofre iniciou com uma exposição de poemas que lutam pela liberdade, que também põe em destaque os autores, homens e mulheres, que os escreveram, com as respetivas biografias. Paralelamente, a Biblionofre tem disponível um DVD com as canções de luta que cantaram a poesia pela liberdade. Até ao dia 25 de Abril, lembraremos os tempos da luta, para depois celebrarmos a democracia, com novos poemas e novas canções.
A exposição apresenta-nos José Régio, António Aleixo, José Gomes Ferreira, Miguel Torga, Jorge de Sena, Manuel da Fonseca, António Gedeão, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alexandre O’Neill, Natália Correia, Manuel Alegre, Mário Cesariny, António Ramos Rosa, Daniel Filipe, Ary dos Santos, Sidónio Muralha e José Afonso. 
Em canção estarão os poemas de José Gomes Ferreira, José Afonso, José Mário Branco, António Macedo, Sérgio Godinho, Natália Correia, Carlos de Oliveira, Luís Cília, Sophia de Mello Breyner, Manuel Alegre, Manuel Freire, Ary dos Santos e Ermelinda Duarte, musicados e interpretados por autores e cantores que deram voz aos anseios de liberdade e celebraram o 25 de Abril.



Sem comentários:

Enviar um comentário