Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens

sábado, 8 de novembro de 2014

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Natal, e não Dezembro


Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.


David Mourão-Ferreira, Cancioneiro de Natal

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Este Menino

(trabalho do Jardim de Infância das Morenas)

Este Menino
é pequenino,
qual passarinho
a querer poisar
devagarinho.

Devagarinho
poisa no ninho
que o colo tem:
ninho do colo
da sua mãe.

In "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ao Menino Jesus - Luisa Ducla Soares


Fiz uma casinha
de chocolate,
tapei-a por cima
com um tomate.

Pus-lhe uma janela
de rebuçado
e mais uma porta
de pão torrado.

Pus-lhe um chupa-chupa
na chaminé;
a fazer de neve,
açucar pilé.

A minha casinha
bem saborosa…
comi-a ao almoço.
Sou tão gulosa!

Luisa Ducla Soares

Lenda do Pinheiro de Natal



Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. 
Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente. 
A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz. 
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! 
Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO

Nesta época Natalícia, a Biblionofre deseja a todos um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.


Provérbios de Natal

 v  Ande o frio por onde andar, no Natal cá vem parar.
 v  Assim como vires o tempo de Santa Luzia ao Natal, assim estará o ano mês a mês até final.
 v  Até ao Natal um saltinho de pardal.
 v  Do Natal à Sta. Luzia, cresce um palmo em cada dia.
 v  Dos Santos ao Natal, é Inverno natural.
 v  Galinhas de S. João, no Natal ovos dão.
 v  Mal vai Portugal se não há três cheias antes de Natal.
 v  Quem come carne na véspera de Natal, ou é burro ou animal.
 v  Quem quer bom ervilhal, semeia-o antes de Natal.
 v  Tanto clamamos pelo natal que ele enfim vem.
 v  Não há ano, afinal, que não tenha o seu natal.
 v  Dos Santos ao Natal, ou bom chover ou bom nevar. 
 v    É Natal, é Natal filhós com vinho não fazem mal.
 v  Quem varejar antes do Natal, deixa o azeite no olival.
 v  Pelo Natal, cada ovelha no seu curral.
 v  No Natal, só o peru é que passa mal.
 v  Pelo Natal, Lua cheia, casa cheia.
 v  No Natal, todo lobo vira cordeiro.
 v  Natal em casa, junto à brasa.

v  Natal de rico é bem sortido.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Eu queria ser Pai Natal

Eu queria ser Pai Natal
e ter um carro com renas
para pousar nos telhados
mesmo ao pé das antenas.

Descia com o meu saco
ao longo da chaminé,
carregado de brinquedos
e roupas, pé ante pé.


Em cada casa trocava
um sonho por um presente.
Que profissão mais bonita
Fazer a gente contente.

Luísa Ducla Soares
Poemas da Mentira e da Verdade

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Visite a Biblioteca


    Os professores da EBI Santo Onofre estão de parabéns, pelo  resultado do desafio lançado pela biblioteca, um presépio construído por cada grupo disciplinar. Para quem não teve oportunidade de visitar a exposição, poderá faze-lo na Casa do Caldeano,  nas caldas da Rainha, até 3 de Janeiro.
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Uma história de Natal

 
   Assim aconteceu, os professores do Agrupamento Raul Proença animaram as Bibliotecas contando uma história de Natal aos alunos...

Festa de Natal 1º ciclo

glitters





       
 








                                                         Academia de Música de Óbidos

                                                        Os três Reis Magos

                                                        Canções das vogais

                                                        Natal Africano

                                                        Brilha, brilha
                               
                                                        Merry Christmas 

                                                        Gingle Bell

                                                         ...
                                                                                    
                                                                                                                                                                        





sábado, 17 de dezembro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Natal na União Europeia

Esta foi a actividade dinamizada pelo Centro de Artes de Caldas da Rainha durante o mês de Dezembro. As turmas do 5.º e 7º anos, E,F e C da EBI Santo Onofre participaram na actividade. Esta, semelhante ao jogo da Glória, tinha como objectivo mobilizar os conhecimentos dos alunos relativos à temática da União Europeia.
Este jogo, em formato gigante, contava com os alunos para peões. Cada elemento de uma equipa, foi convidado a percorrer cada uma das casas do jogo à medida que os colegas iam jogando e aprendendo de uma forma lúdica os usos e costumes dos vários países da União Europeia. Queremos, por isso, agradecer ao Centro de Artes a oportunidade que nos deu.
De regresso à escola e por ser dia de Reis, apesar de alguns não terem assistido por incompatibilidade de horários, cantaram-se as Janeiras em vários locais da EBI de Santo Onofre. Foi um dia bem passado, cheio de alegrias e pleno de conhecimentos. Pois graças a esta experiência surgiram novas ideias que irão ser trabalhadas na disciplina de Área Projecto, relacionadas com o dia da União Europeia.