Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
sábado, 20 de dezembro de 2014
sábado, 8 de novembro de 2014
Tralhas & Malhas
Já iniciámos o trabalho.....
Vamos construir um projeto artístico em comum!
Todas as quintas feiras.
Apareça!
Vamos construir um projeto artístico em comum!
Todas as quintas feiras.
Apareça!
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Natal, e não Dezembro
Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.
Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.
David Mourão-Ferreira, Cancioneiro de Natal
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Este Menino
(trabalho do Jardim de Infância das Morenas)
Este Menino
é pequenino,
qual passarinho
a querer poisar
devagarinho.
Devagarinho
poisa no ninho
que o colo tem:
ninho do colo
da sua mãe.
In "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Ao Menino Jesus - Luisa Ducla Soares
Fiz uma casinha
de chocolate,
tapei-a por cima
com um tomate.
Pus-lhe uma janela
de rebuçado
e mais uma porta
de pão torrado.
Pus-lhe um chupa-chupa
na chaminé;
a fazer de neve,
açucar pilé.
A minha casinha
bem saborosa…
comi-a ao almoço.
Sou tão gulosa!
Luisa Ducla Soares
Lenda do Pinheiro de Natal
Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro.
Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente.
A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu!
Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Provérbios de Natal
v
Ande o frio
por onde andar, no Natal cá vem parar.
v
Assim como
vires o tempo de Santa Luzia ao Natal, assim estará o ano mês a mês até final.
v
Até ao Natal
um saltinho de pardal.
v
Do Natal à
Sta. Luzia, cresce um palmo em cada dia.
v
Dos Santos ao
Natal, é Inverno natural.
v
Galinhas de
S. João, no Natal ovos dão.
v
Mal vai
Portugal se não há três cheias antes de Natal.
v
Quem come
carne na véspera de Natal, ou é burro ou animal.
v
Quem quer bom
ervilhal, semeia-o antes de Natal.
v
Tanto clamamos
pelo natal que ele enfim vem.
v
Não há ano,
afinal, que não tenha o seu natal.
v Dos Santos ao
Natal, ou bom chover ou bom nevar.
v
É Natal, é Natal filhós com vinho não fazem
mal.
v Quem varejar
antes do Natal, deixa o azeite no olival.
v
Pelo Natal,
cada ovelha no seu curral.
v
No Natal, só
o peru é que passa mal.
v
Pelo Natal,
Lua cheia, casa cheia.
v
No Natal,
todo lobo vira cordeiro.
v
Natal em
casa, junto à brasa.
v
Natal de rico
é bem sortido.
sábado, 14 de dezembro de 2013
Eu queria ser Pai Natal
Descia com o meu saco
ao longo da chaminé,
carregado de brinquedos
e roupas, pé ante pé.
Em cada casa trocava
um sonho por um presente.
Que profissão mais bonita
Fazer a gente contente.
Luísa Ducla Soares
Poemas da Mentira e da Verdade
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Visite a Biblioteca
Os professores da EBI Santo Onofre estão de parabéns, pelo resultado do desafio lançado pela biblioteca, um presépio construído por cada grupo disciplinar. Para quem não teve oportunidade de visitar a exposição, poderá faze-lo na Casa do Caldeano, nas caldas da Rainha, até 3 de Janeiro.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Uma história de Natal
Assim aconteceu, os professores do Agrupamento Raul Proença animaram as Bibliotecas contando uma história de Natal aos alunos...
sábado, 17 de dezembro de 2011
O natal está a chegar
Por vezes, o texto é secundário.
Feliz Natal!
São os votos da equipa das Bibliotecas do Agrupamento
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
O Natal na União Europeia
Esta foi a actividade dinamizada pelo Centro de Artes de Caldas da Rainha durante o mês de Dezembro. As turmas do 5.º e 7º anos, E,F e C da EBI Santo Onofre participaram na actividade. Esta, semelhante ao jogo da Glória, tinha como objectivo mobilizar os conhecimentos dos alunos relativos à temática da União Europeia.
Este jogo, em formato gigante, contava com os alunos para peões. Cada elemento de uma equipa, foi convidado a percorrer cada uma das casas do jogo à medida que os colegas iam jogando e aprendendo de uma forma lúdica os usos e costumes dos vários países da União Europeia. Queremos, por isso, agradecer ao Centro de Artes a oportunidade que nos deu.
De regresso à escola e por ser dia de Reis, apesar de alguns não terem assistido por incompatibilidade de horários, cantaram-se as Janeiras em vários locais da EBI de Santo Onofre. Foi um dia bem passado, cheio de alegrias e pleno de conhecimentos. Pois graças a esta experiência surgiram novas ideias que irão ser trabalhadas na disciplina de Área Projecto, relacionadas com o dia da União Europeia.
Este jogo, em formato gigante, contava com os alunos para peões. Cada elemento de uma equipa, foi convidado a percorrer cada uma das casas do jogo à medida que os colegas iam jogando e aprendendo de uma forma lúdica os usos e costumes dos vários países da União Europeia. Queremos, por isso, agradecer ao Centro de Artes a oportunidade que nos deu.
De regresso à escola e por ser dia de Reis, apesar de alguns não terem assistido por incompatibilidade de horários, cantaram-se as Janeiras em vários locais da EBI de Santo Onofre. Foi um dia bem passado, cheio de alegrias e pleno de conhecimentos. Pois graças a esta experiência surgiram novas ideias que irão ser trabalhadas na disciplina de Área Projecto, relacionadas com o dia da União Europeia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












