Mostrar mensagens com a etiqueta lendas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta lendas. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lenda do Pinheiro de Natal



Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. 
Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente. 
A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz. 
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! 
Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lenda de S. Martinho- canta o Galo Gordo

Letra:
Ia o S. Martinho no seu cavalinho, viu um rapazinho a tremer de frio.
Assim que ele o viu saltou para o chão apertou-lhe a mão deu-lhe a sua capa

Tapa as costas tapa não fiques molhado       bis
Disse o S.Martinho desagasalhado
A chuva no céu ao ver esta cena sentiu muita pena decidiu parar
O sol estava perto veio devagarinho parecia verão, verão de s. Martinho.

Tapa as costas tapa não fiques molhado        bis
Disse o S.Martinho desagasalhado