terça-feira, 3 de maio de 2011

A escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO

Foi com satisfação e curiosidade que recebemos a escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO.

Feira do livro CESO

O espaço da futura bilbioteca do centro Escolar abriu as portas para receber mais uma feira do livro.
Recebemos os alunos do centro escolar e da EBI de Santo Onofre, pais, professores, encarregados de educação e escritores.
Gratos pelo apoio e colaboração.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma história sobre as mães

A Professora Clara Botelho, comemorando o dia da mãe, contou várias histórias aos meninos e meninas do Jardim de Infância do Bairro das Morenas.
Descobrimos que as mães são verdadeiras malabaristas, princesas, detectives, fadas, ciclistas... Enfim, uma sem fim de....
Feliz dia das mães!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Hino da Europa da bilbioteca escolar



O professor João Reis presenteou a equipa da biblioteca com algumas peças musicais.

Os alunos do 1.º ciclo da EBI tocaram e encantaram os utilizadores da BE e a sua equipa.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Edição de livros, editores e livreiros na Biblioteca da EBI



A convite da equipa da biblioteca da EBI, o editor Jorge Machado Dias, editor do BD Jornal, veio à escola ensinar como se edita um livro e com que ferramentas se trabalha.

Queremos agradecer a sua presença e colaboração.

terça-feira, 22 de março de 2011

A Padaria de Aljubarrota veio à EBI



    A escritora Vanda Marques veio à EBI, a convite da biblioteca e em parceria com os docentes do 1.º ciclo, numa actividade de apoio ao currículo e de promoção da leitura.

   Queremos agradecer, a todos os presentes, a colaboração. Só deste modo se torna possível a concretização destes eventos e se conseguem dinamizar momentos de aprendizagem significativa, fora do espaço de sala de aula, e de partilha de saberes.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Viagem pelas leituras e pelas expressões no Centro Escolar de Santo Onofre



Aqui fica um cheirinho dos trabalhos realizados pelos docentes do Centro Escolar de Santo Onofre em colaboração com a equipa da Biblioteca Escolar do Centro.


Gratos pela V. colaboração.

Momentos de leitura

A comunidade de leitores do 9.º ano partilhou momentos de leitura com as crianças do Jardim do Bairro das Morenas.
Foi interessante a forma como os graúdos conseguiram cativar os mais pequenos nestes momentos de partilha de experiências e de troca de saberes.

Agradecemos a colaboração da comunidade de leitores na promoção da leitura!

domingo, 13 de março de 2011

Idiomáticas

Aventure-se neste exercício sobre as frases idiomáticas e descruba-as!

Se precisar, apresentaremos as soluções noutro post.

Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9.º e 7.º anos do professor Rui Correia.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Natal na União Europeia

Esta foi a actividade dinamizada pelo Centro de Artes de Caldas da Rainha durante o mês de Dezembro. As turmas do 5.º e 7º anos, E,F e C da EBI Santo Onofre participaram na actividade. Esta, semelhante ao jogo da Glória, tinha como objectivo mobilizar os conhecimentos dos alunos relativos à temática da União Europeia.
Este jogo, em formato gigante, contava com os alunos para peões. Cada elemento de uma equipa, foi convidado a percorrer cada uma das casas do jogo à medida que os colegas iam jogando e aprendendo de uma forma lúdica os usos e costumes dos vários países da União Europeia. Queremos, por isso, agradecer ao Centro de Artes a oportunidade que nos deu.
De regresso à escola e por ser dia de Reis, apesar de alguns não terem assistido por incompatibilidade de horários, cantaram-se as Janeiras em vários locais da EBI de Santo Onofre. Foi um dia bem passado, cheio de alegrias e pleno de conhecimentos. Pois graças a esta experiência surgiram novas ideias que irão ser trabalhadas na disciplina de Área Projecto, relacionadas com o dia da União Europeia.




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hora do conto



A Hora do Conto, no presente ano lectivo, contou com a participação dos alunos da professora Dulce Nunes. Foi muito interessante forma como os alunos do 9.º ano se apropriaram das histórias como "O rapaz que comia livros", "Estranhóides e bizarrocos" e a "A princesa de Aljustrel". Foi uma verdadeira recriação de histórias dentro da história criada para o efeito.

Parabéns aos alunos e à professora por estas performances e pelo excelente contributo na promoção do livro e da leitura.

Queremos mais, muito mais.

Contamos com o vosso apoio, pois já nos tornámos fãs.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quantos mais melhor











Na tentativa de levar os nossos alunos a ler mais, os professores percorreram as escolas do Agrupamento. Dentro da suas pastas, um livro,... "Amigos do livro" foi o nome dado a esta importante missão, que continuará até final do ano letivo, e que fará com que muitas crianças aprendam a gostar de ouvir, e até mesmo a ler uma história.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Parcerias

A Festa de Natal no Centro de Artes, decorreu durante a tarde de sábado. As crianças, que participaram no workshop promovido pelo Centro, tiveram oportunidade de experimentar diversos materiais dando azo à sua criatividade e brincar ao ar livre. Os jogos Tradicionais, que foram colocados à disposição das crianças, foram elaborados pelos seniores da Santa Casa. Os acompanhantes das crianças também foram convidados a realizar trabalhos manuais, com o apoio dos elementos da equipa da BE de Santo Onofre. A festa de Natal terminou com as melodias da Orquestra Juvenil de Óbidos num espaço sublime, o espaço Concas. A orquestra deliciou todos os presentes com um pequeno reportório de música clássica.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"A biblioteca convidou pais e filhos para um serão no âmbito do projecto Ler+."

Pais e filhos tiveram também oportunidade de participarem em diversas actividades relacionadas com o Natal, puseram à prova as suas habilidades manuais, usufruindo de momentos únicos.