Foi com satisfação e curiosidade que recebemos a escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO.
terça-feira, 3 de maio de 2011
A escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO
Foi com satisfação e curiosidade que recebemos a escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO.
Feira do livro CESO
terça-feira, 26 de abril de 2011
Uma história sobre as mães
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Olimpíadas da Leitura na biblioteca do Centro Escolar (CESO).
No passado dia 29 de Março, realizaram-se as olimpíadas da Leitura, em formato digital.Os alunos do 4.º ano leram a obra de José Saramago "A Maior Flor do Mundo" e os do 3.º ano "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen. A adesão dos alunos, a sua motivação e concentração foram visíveis durante a ralização da actividade. Os resultados, esses, foram francamente positivos. Deste modo, professores, bibliotecária e assistente operacionais apresentaram o outro lado dos computadores. Os alunos verificaram, no terreno, que o pc não serve só para brincar.
Para a semana há mais, vamos usar os Magalhães para realizar as olimpíadas com os alunos do 2.º ano co CESO.
domingo, 3 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
Hino da Europa da bilbioteca escolar
quinta-feira, 24 de março de 2011
Edição de livros, editores e livreiros na Biblioteca da EBI
terça-feira, 22 de março de 2011
A Padaria de Aljubarrota veio à EBI

A escritora Vanda Marques veio à EBI, a convite da biblioteca e em parceria com os docentes do 1.º ciclo, numa actividade de apoio ao currículo e de promoção da leitura.
Queremos agradecer, a todos os presentes, a colaboração. Só deste modo se torna possível a concretização destes eventos e se conseguem dinamizar momentos de aprendizagem significativa, fora do espaço de sala de aula, e de partilha de saberes.
segunda-feira, 21 de março de 2011
quarta-feira, 16 de março de 2011
Viagem pelas leituras e pelas expressões no Centro Escolar de Santo Onofre

Aqui fica um cheirinho dos trabalhos realizados pelos docentes do Centro Escolar de Santo Onofre em colaboração com a equipa da Biblioteca Escolar do Centro.
Gratos pela V. colaboração.
Momentos de leitura
Foi interessante a forma como os graúdos conseguiram cativar os mais pequenos nestes momentos de partilha de experiências e de troca de saberes.
Agradecemos a colaboração da comunidade de leitores na promoção da leitura!
domingo, 13 de março de 2011
Idiomáticas
Se precisar, apresentaremos as soluções noutro post.
Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9.º e 7.º anos do professor Rui Correia.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
O Natal na União Europeia
Esta foi a actividade dinamizada pelo Centro de Artes de Caldas da Rainha durante o mês de Dezembro. As turmas do 5.º e 7º anos, E,F e C da EBI Santo Onofre participaram na actividade. Esta, semelhante ao jogo da Glória, tinha como objectivo mobilizar os conhecimentos dos alunos relativos à temática da União Europeia.
Este jogo, em formato gigante, contava com os alunos para peões. Cada elemento de uma equipa, foi convidado a percorrer cada uma das casas do jogo à medida que os colegas iam jogando e aprendendo de uma forma lúdica os usos e costumes dos vários países da União Europeia. Queremos, por isso, agradecer ao Centro de Artes a oportunidade que nos deu.
De regresso à escola e por ser dia de Reis, apesar de alguns não terem assistido por incompatibilidade de horários, cantaram-se as Janeiras em vários locais da EBI de Santo Onofre. Foi um dia bem passado, cheio de alegrias e pleno de conhecimentos. Pois graças a esta experiência surgiram novas ideias que irão ser trabalhadas na disciplina de Área Projecto, relacionadas com o dia da União Europeia.
Este jogo, em formato gigante, contava com os alunos para peões. Cada elemento de uma equipa, foi convidado a percorrer cada uma das casas do jogo à medida que os colegas iam jogando e aprendendo de uma forma lúdica os usos e costumes dos vários países da União Europeia. Queremos, por isso, agradecer ao Centro de Artes a oportunidade que nos deu.
De regresso à escola e por ser dia de Reis, apesar de alguns não terem assistido por incompatibilidade de horários, cantaram-se as Janeiras em vários locais da EBI de Santo Onofre. Foi um dia bem passado, cheio de alegrias e pleno de conhecimentos. Pois graças a esta experiência surgiram novas ideias que irão ser trabalhadas na disciplina de Área Projecto, relacionadas com o dia da União Europeia.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Hora do conto
A Hora do Conto, no presente ano lectivo, contou com a participação dos alunos da professora Dulce Nunes. Foi muito interessante forma como os alunos do 9.º ano se apropriaram das histórias como "O rapaz que comia livros", "Estranhóides e bizarrocos" e a "A princesa de Aljustrel". Foi uma verdadeira recriação de histórias dentro da história criada para o efeito.
Parabéns aos alunos e à professora por estas performances e pelo excelente contributo na promoção do livro e da leitura.
Queremos mais, muito mais.
Contamos com o vosso apoio, pois já nos tornámos fãs.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Quantos mais melhor
Na tentativa de levar os nossos alunos a ler mais, os professores percorreram as escolas do Agrupamento. Dentro da suas pastas, um livro,... "Amigos do livro" foi o nome dado a esta importante missão, que continuará até final do ano letivo, e que fará com que muitas crianças aprendam a gostar de ouvir, e até mesmo a ler uma história.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Parcerias
A Festa de Natal no Centro de Artes, decorreu durante a tarde de sábado. As crianças, que participaram no workshop promovido pelo Centro, tiveram oportunidade de experimentar diversos materiais dando azo à sua criatividade e brincar ao ar livre. Os jogos Tradicionais, que foram colocados à disposição das crianças, foram elaborados pelos seniores da Santa Casa. Os acompanhantes das crianças também foram convidados a realizar trabalhos manuais, com o apoio dos elementos da equipa da BE de Santo Onofre. A festa de Natal terminou com as melodias da Orquestra Juvenil de Óbidos num espaço sublime, o espaço Concas. A orquestra deliciou todos os presentes com um pequeno reportório de música clássica.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
"A biblioteca convidou pais e filhos para um serão no âmbito do projecto Ler+."
Pais e filhos tiveram também oportunidade de participarem em diversas actividades relacionadas com o Natal, puseram à prova as suas habilidades manuais, usufruindo de momentos únicos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

