quinta-feira, 21 de julho de 2011

Artes e espectáculo

Os alunos da professora Cristina Lourenço, 6.º C, ofereceram uma dramatização aos alunos do 1.º ciclo da EBI de Santo Onofre.
Este teatro abordava a questões fundamentais na vida em sociedade: valorização do ser em detrimento do parecer.
Gratos pelo vosso empenho, dedicação e partilha.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

À coca de insectos na biblioteca

A professora Ana Luisa Frazão, deslocou-se à BE, em contexto de sala de aula, com os seus alunos para realização de um trabalho relacionado com a observação e registo de insectos.

A exposição, da autoria do professor Manuel Chagas, patente na biblioteca, prestou um serviço de apoio ao currículo desta docente.

Queremos agradecer a atenção do colega Manuela Chagas, na cedência da sua exposição.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Semana da Leitura

A professora Margarida Louro apresentou uma actuação dos seus alunos do 1.º ciclo na semana da leitura da biblioteca escolar de Santo Onofre.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da Criança

Um dia especial... sempre bem passado.


Este ano os alunos, do 1.º ciclo, assistiram a um pequeno concerto que a Orquestra Juvenil de Óbidos lhes proporcionou.


Para além do deleite ao som das músicas da academia, os alunos puderam também ficar a conhecer os instrumentos musicais que intervêm numa orquestra.


Esta iniciativa tinha também como objectivo a motivação dos alunos do 4.º ano para o prosseguimento de estudos musicais, podendo assim integrar a turma de currículo adaptado, parceria que o Agrupamento de Escolas de Santo Onofre tem com a Academia de Música de Óbidos.


A música é "essencial para o aperfeiçoamento da sensibilidade artística e [apresenta] repercussões positivas no percurso escolar. A aprendizagem musical tem duas componentes: uma que permite o contacto das crianças com esta área artística (formação geral) e outra dirigida às que pretendem uma formação especializada"*.

* retirado do Boletim dos Professores, n.º 18:16

quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de Abril

Os alunos do 6.º ano apresentaram na BE uma dramatização sobre o 25 de Abril. Este é o resultado de um trabalho colaborativo entre APR e História de Portugal do 2.º ciclo.

Foi com grande satisfação que a BE acolheu esta iniciativa na biblioteca.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

1.ª Batalha da leitura

   A 1.ª Batalha de Leitura foi realizada nas Caldas da Rainha, fruto da vontade dos professores bibliotecários dos concelhos de Caldas da Rainha e de Óbidos.
Foi uma tarde bem passada, cheia de cor, música e poesia.
Um especial agradecimento aos nossos patrocinadores, Papelaria Pitau, Casinha das Flores, Museu Malhoa e Hospital de Caldas Rainha.

Biblioteca colabora na feira da Saúde

A biblioteca participou na feira da Saúde com uma actividade nos quadros interactivos e com o preenchimento de um questionário online sobre hábitos saudáveis.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O escritor Augusto Carlos pela 2.ª vez na EBI

Foi com grande satisfação que recebemos o escritor Augusto Carlos na EBI.
Os alunos do 4.º, 7.º e 9.º anos conversaram com o escritor sobre a escrita, a inspiração e a obra "O Flamingo da Asa Quebrada".
É sempre com grande satisfação que recebemos o escritor que tem uma grande preocupação com as questões ambientais e com a simplicidade da vida.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Microondas




A actriz Sofia Seno apresentou uma performance na biblioteca da EBI. Esta actividade foi integrada no apoio ao currículo dos alunos do 6.º e 7.º anos em colaboração com as docentes de EVT e FCI.
Foram momentos de debate e grande aprendizagem em contexto semi-formal.

Gratos pela disponibilidade e actuação da nossa convidada.




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Oficina de Teatro da Raul Proença


O Centro Escolar abriu as portas, sexta-feira por volta das 9.30h, para receber pais, alunos e professores que se disponibilizaram para ver a peça de teatro, "A Gata Borralheira", encenada por Aníbal Rocha, professor da Oficina de Teatro da Raul Proença. Os alunos do 8ºano representaram os seus papéis na perfeição, agradando ao público presente, que se divertiu e aplaudiu entusiasticamente.










quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pedro Leitão BD no CESO



Nesta manhã, viajámos todos no carro encarnado do Pedro Leitão.

O Agrupamento de Escolas de Santo Onofre fez A Viagem no Carro Encarnado até ao reino da fantasia




Pedro Leitão, autor dos livros de BD para crianças, visitou na passada quinta-feira, o Centro Escolar de Santo Onofre e a EBI de Santo Onofre, em Caldas da Rainha. Este projecto envolveu cerca de duzentas crianças, desde o pré-escolar ao 4ºano.



Foi sem dúvida uma excelente aposta da equipa da Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Santo Onofre. O público assistiu fascinado à interacção deste excelente comunicador com as crianças que, através da apresentação do livro “A viagem no carro Encarnado”, conseguiu captar a atenção da pequenada.



Foi um momento de leitura, de ritmo e de sonorização de alguns sons à mistura com boa disposição e entusiasmo.



Obrigada Pedro Leitão pela tua dedicação.





terça-feira, 3 de maio de 2011

A escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO

Foi com satisfação e curiosidade que recebemos a escritora Luisa Fortes da Cunha na feira do livro do CESO.

Feira do livro CESO

O espaço da futura bilbioteca do centro Escolar abriu as portas para receber mais uma feira do livro.
Recebemos os alunos do centro escolar e da EBI de Santo Onofre, pais, professores, encarregados de educação e escritores.
Gratos pelo apoio e colaboração.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma história sobre as mães

A Professora Clara Botelho, comemorando o dia da mãe, contou várias histórias aos meninos e meninas do Jardim de Infância do Bairro das Morenas.
Descobrimos que as mães são verdadeiras malabaristas, princesas, detectives, fadas, ciclistas... Enfim, uma sem fim de....
Feliz dia das mães!