quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

À conversa com...


     Com quase oitenta anos, mas cheio de energia, veio à escola o Cónego Joaquim Duarte, para aprender com os mais novos, para conhecer a comunidade escolar, mas também para dar algumas respostas a questões que os jovens hoje abordam quando se fala de Igreja.
    Os alunos colocaram-lhe várias perguntas, nada fáceis de responder, desde o problema científico da origem do mundo, à existência da Adão e Eva, ao possível casamento dos Padres e até à pedofilia dentro da igreja. Foi com agrado e algum espanto que vimos essas questões respondidas com clareza e simplicidade, mas acima de tudo com verdade.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais histórias



    "Uma luzinha no coração/Um milhão de beijinhos", "O Sapo apaixonado", estas e muitas outras histórias têm sido contadas aos alunos do agrupamento. A amizade e o amor são uma contante ...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Amigos do livro"!

  
    O convite dirigido aos nossos professores para contar uma história, no sentido de Promover a leitura entre os nossos alunos foi mais uma missão levada acabo pelas Bibliotecas do Agrupamento.











quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mnemónica...

    Conferência dirigida aos alunos. Para os que não assistiram, e que pretendem melhorar a sua prestação escolar sem perder muito tempo, ou mesmo para aqueles que não perdem tempo a estudar, aconselho a visionar este vídeo... São apenas uns minutos!



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os Reis

O dia de Reis foi celebrado em várias escolas do Agrupamento com música e cânticos.
Mais uma vez queremos agradecer a disponibilidade e o carinho do Orfeão Caldense.

sábado, 17 de dezembro de 2011

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Musicoterapia

A Musicoterapia - uma forma de intervenção que utiliza a música, os sons e os ritmos. "(...) A música exerce influência sobre os aparelhos respiratório, digestivo e o circulatório, bem como sobre o sistema nervoso.(...)" Nesta linha de pensamento, a Biblionofre proporcionou assim uma ligação entre pais e filhos , no final da tarde, e o resultado, segundo os participantes, foi muito relaxante.

sábado, 12 de novembro de 2011

Como explicar a diferença?

Ana Martins, escritora, visitou a biblioteca de Santo Onofre e partilhou com os nossos alunos o que é ser "escritora". Este encontro teve por objectivo a apresentação do seu livro sobre o "Autismo".
Esta atividade surge no âmbito do desenvolvimento do projecto "Crescer para ser: um mesmo olhar" (patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian) do qual a biblioteca escolar de Santo Onofre é parceira.
O encontro foi muito interessante, a escritora cativou os alunos que colocaram muitas questões e partilharam também algumas experiências, pois o Agrupamento tem uma unidade de autismo fazendo com que diariamente os nossos jovens lidem diariamente com as crianças portadoras do Síndrome de Asperger.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brincando com a música

   A Biblioteca, como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, tem vindo a fomentar atividades que enriquecem os curriculos escolares, de forma a promover novas experiências e a desenvolver um trabalho colaborativo com os vários atores do proecesso de ensino e aprendizagem.
  Estas atividades têm como principal objectivo o desenvolvimento de competências como o saber ouvir, estar atento, a capacidade de se concentrar, a memorização e o respeito pelo outro, entre outras. Estas competências são fundamentais para a aprendizagem e a intregação plena das crianças na comunidade escolar.
  Os jogos são uma parte essencial do desenvolvimento da criança, sendo a Música uma boa aliada na sua formação. Neste contexto,realizaram-se atividades que proporcionaram momentos enriquecedores e divertidos que num futuro próximo poderão, no bom sentido, contribuir para a interiorização das tais competências e, eventualmente, alterar certos comportamentos.
  A equipa das bibliotecas de Escolas de Santo Onofre agradece, mais uma vez, a colaboração dos docentes envolvidos nesta atividade.



.

domingo, 30 de outubro de 2011

Sensibilização musical

Nem só a leitura tem preenchido o plano de atividades das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, a música ocupa também um lugar de destaque, não só pela importância cultural, como também pelo seu poder em desenvolver a autoconfiança, a motivação, a concentração, a autodisciplina e a criatividade, que cada vez mais tem vindo a ser desvalorizada na educação dos alunos.
Deste modo, as Bibliotecas do Agrupamento de Santo Onofre, enquanto impulsionadoras da cultura e da literacia, desenvolveram um conjunto de atividades relacionadas com a música em geral. Para levar a cabo estas atividades, as BEs contaram com a preciosa colaboração do seu parceiro - a Academia de Música de Óbidos - cujos professores apresentaram vários instrumentos musicais, como (...) os instrumentos de orquestra (...) e proporcionaram, não só um momento musical, como também educativo. Os alunos, presentes nestes eventos, aprenderam um pouco da história da música, da constituição e do funcionamento de cada um dos instrumentos apresentados. Houve também a oportunidade de experimentar vários instrumentos, como o fagote, a flauta transversal, o clarinete , os instrumentos de percussão (marimba e bateria) e o saxofone.
Este projecto de sensibilização musical e cultural terá continuação ao longo do 2ºe 3ºperíodos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ipads



Ok. Ler hoje não é o mesmo que ler como se lia há anos. Hoje há o e-leitor de ipads e tablets, hoje lê-se na net, e, por vezes, não pode acreditar-se no que se lê. Dizem que até é perigoso. Hoje até basta ter orelhas para ler, com milhares de livros preparados para enfiar num mp3. Hoje há livros que mexem e que falam. Até há livros que precisam de ser soprados para serem lidos. E, no entanto, a ideia continua a ser a mesma, sempre que pegamos num livro: ficar a saber o que lemos. Memorizá-lo e fazer com que aquilo que lemos permaneça connosco. Para ser usado no dia a dia. Que longa história, esta, do livro. E, todavia, uma nova pergunta parece fazer sentido. Para que serve o livro? Ou melhor: para que nos serve hoje?

A biblioteca do agrupamento de escolas vai promover um ciclo de conferências sobre estes e outros temas.
Falar do livro mas em linguagem que se perceba e sem conversa da treta. Conversas rápidas com utilidade. Convidámos amigos nossos que sabem coisas sobre ler e sobre os livros. O que é preciso para que se seja melhor e por que razão os livros são tão amados por tanta gente? Como é possível que todos os meus amigos digam que ler o Harry Potter é bem mais espectacular do que ver os filmes? Filmes que custam milhões. Alguém que nos explique estas coisas, é o que vamos fazer, uma vez por mês. Queres aparecer, ou és um dos totós que acha que isto não tem nada a ver contigo?
Quando? Onde? Está atento aos cartazes na vitrina à entrada da biblioteca.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

aLer + em família

aLer+ , é um projeto que a biblioteca escolar tem vindo a desenvolver em parceria com os docentes titulares de turma. Este projeto visa envolver todas as turmas do 1ºciclo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre.
No dia 26 de Setembro, deu-se início ao arranque do projecto, para o presente ano letivo, com a leitura do livro o “Livro Activo”, a história apresentada em power point foi o ponto de partida para motivar e esclarecer os alunos. Seguidamente, procedeu-sa à distribuição das mochilas pelos alunos. Este projeto procura promover a leitura através do envio de uma mochila com um livro que vai para casa onde pode ser lido e explorado pelas famílias, é um modo de facilitar o acesso à leitura, uma espécie de Take Away da leitura. Dentro da mochila irá também um caderninho - "diário da leitura"- onde o aluno registará as suas impressões sobre o livro que levou e as viagens imaginárias que a história lhe proporcionou.

Contamos com a colaboração de todos para que o projecto dê frutos no futuro.
O símbolo das mochilas é o que se encontra na imagem que se segue:


Obrigada!
A equipa das Bibliotecas Escolares

Como salvar o planeta

Sensibilizar para a educação ambiental e promover o intercâmbio entre as crianças do JI


As educadoras desenvolveram um projeto de sensibilização para as questões ambientais para o "Dia sem carros" e simultaneamente promoveram o intercâmbio entre as crianças das diferentes salas do JI. Esta iniciativa tem por objetivo a sensibilização para o respeito e tolerância entre todos.
Neste sentido, o grupo de crianças da Sala1 levou a cabo uma mini investigação que consistiu no levantamento do meio de transporte utilizado pela comunidade escolar na deslocação das crianças para o jardim; na análise dos aspetos positivos e negativos dos meios utilizados nessa deslocação e na explicitação da importância de DIA SEM CARROS que se celebra no dia 1 de outubro.
Para este encontro foi realizado um cartaz alusivo ao tema e aprendeu-se uma canção sobre a valorização do respeito pelas questões ambientais que foram partilhados com os amiguinhos de cada uma das restantes salas do JI.
Pedimos aos pais e Encarregados de Educação que continuem a estimular nas nossas crianças o valor e respeito pelas questões ambientais.
Vale a pena apostar na saúde do nosso planeta e na nossa saúde!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Início do ano letivo







Os novos alunos, do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, foram recebidos pelos professores e pelos elementos da equipa das Bibliotecas escolares. Foi assim o arranque de mais um ano letivo para estes alunos. Durante a manhã, as várias atividades fizeram esquecer o nervosismo natural de quem inicia mais uma fase importante na vida -Jardim de Infância e o 1.º ciclo.




As atividades tinham por objectivo estabelecer um elo de ligação, dos novos recém chegados,com a comunidade escolar e uma ambientação aos novos espaços. Neste sentido, forma várias as atividades, de modo a cobrir os vários espaços e a envolver os elementos da comunidade, houve jogos, ateliê de pintura, histórias na biblioteca escolar e, naturalmente, a ligação às novas tenologias, tão familiar dos nossos nativos digitais. Foi gratificante ver os sorrisos nos rostos de quem chegara apreensivo. Na hora da partida, todos saíram motivados para voltar no dia seguinte...