quinta-feira, 8 de março de 2012

Vídeo conferência na Biblioteca EBI

  "Tito de Morais é o fundador de MiudosSegurosNa.Net, um projeto que ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. "



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Intercâmbio


     No âmbito do projeto “Aprender com criatividade, partilhandoo saber” durante o 2º período, os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Centro Escolar deSanto Onofre deslocaram-se à biblioteca da escola dos Arneiros, em grupos de duas turmas foram trabalhados os valores e a cidadania, com exploração da história “Maria Benguela e Pascoal”, neste contexto foi também desenvolvido trabalho de escrita e de expressão plástica, a pares.
     Estimular a socialização, o respeito, a amizade e a diferença, entre outros valores, foi o objetivo geral destas atividades bem como do intercâmbio entre as turmas das duas escolas envolvidas.
    Este intercâmbio irá continuar até ao final do ano letivo.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

À conversa com...


     Com quase oitenta anos, mas cheio de energia, veio à escola o Cónego Joaquim Duarte, para aprender com os mais novos, para conhecer a comunidade escolar, mas também para dar algumas respostas a questões que os jovens hoje abordam quando se fala de Igreja.
    Os alunos colocaram-lhe várias perguntas, nada fáceis de responder, desde o problema científico da origem do mundo, à existência da Adão e Eva, ao possível casamento dos Padres e até à pedofilia dentro da igreja. Foi com agrado e algum espanto que vimos essas questões respondidas com clareza e simplicidade, mas acima de tudo com verdade.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais histórias



    "Uma luzinha no coração/Um milhão de beijinhos", "O Sapo apaixonado", estas e muitas outras histórias têm sido contadas aos alunos do agrupamento. A amizade e o amor são uma contante ...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Amigos do livro"!

  
    O convite dirigido aos nossos professores para contar uma história, no sentido de Promover a leitura entre os nossos alunos foi mais uma missão levada acabo pelas Bibliotecas do Agrupamento.











quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mnemónica...

    Conferência dirigida aos alunos. Para os que não assistiram, e que pretendem melhorar a sua prestação escolar sem perder muito tempo, ou mesmo para aqueles que não perdem tempo a estudar, aconselho a visionar este vídeo... São apenas uns minutos!



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os Reis

O dia de Reis foi celebrado em várias escolas do Agrupamento com música e cânticos.
Mais uma vez queremos agradecer a disponibilidade e o carinho do Orfeão Caldense.

sábado, 17 de dezembro de 2011

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Musicoterapia

A Musicoterapia - uma forma de intervenção que utiliza a música, os sons e os ritmos. "(...) A música exerce influência sobre os aparelhos respiratório, digestivo e o circulatório, bem como sobre o sistema nervoso.(...)" Nesta linha de pensamento, a Biblionofre proporcionou assim uma ligação entre pais e filhos , no final da tarde, e o resultado, segundo os participantes, foi muito relaxante.

sábado, 12 de novembro de 2011

Como explicar a diferença?

Ana Martins, escritora, visitou a biblioteca de Santo Onofre e partilhou com os nossos alunos o que é ser "escritora". Este encontro teve por objectivo a apresentação do seu livro sobre o "Autismo".
Esta atividade surge no âmbito do desenvolvimento do projecto "Crescer para ser: um mesmo olhar" (patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian) do qual a biblioteca escolar de Santo Onofre é parceira.
O encontro foi muito interessante, a escritora cativou os alunos que colocaram muitas questões e partilharam também algumas experiências, pois o Agrupamento tem uma unidade de autismo fazendo com que diariamente os nossos jovens lidem diariamente com as crianças portadoras do Síndrome de Asperger.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brincando com a música

   A Biblioteca, como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, tem vindo a fomentar atividades que enriquecem os curriculos escolares, de forma a promover novas experiências e a desenvolver um trabalho colaborativo com os vários atores do proecesso de ensino e aprendizagem.
  Estas atividades têm como principal objectivo o desenvolvimento de competências como o saber ouvir, estar atento, a capacidade de se concentrar, a memorização e o respeito pelo outro, entre outras. Estas competências são fundamentais para a aprendizagem e a intregação plena das crianças na comunidade escolar.
  Os jogos são uma parte essencial do desenvolvimento da criança, sendo a Música uma boa aliada na sua formação. Neste contexto,realizaram-se atividades que proporcionaram momentos enriquecedores e divertidos que num futuro próximo poderão, no bom sentido, contribuir para a interiorização das tais competências e, eventualmente, alterar certos comportamentos.
  A equipa das bibliotecas de Escolas de Santo Onofre agradece, mais uma vez, a colaboração dos docentes envolvidos nesta atividade.



.

domingo, 30 de outubro de 2011

Sensibilização musical

Nem só a leitura tem preenchido o plano de atividades das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, a música ocupa também um lugar de destaque, não só pela importância cultural, como também pelo seu poder em desenvolver a autoconfiança, a motivação, a concentração, a autodisciplina e a criatividade, que cada vez mais tem vindo a ser desvalorizada na educação dos alunos.
Deste modo, as Bibliotecas do Agrupamento de Santo Onofre, enquanto impulsionadoras da cultura e da literacia, desenvolveram um conjunto de atividades relacionadas com a música em geral. Para levar a cabo estas atividades, as BEs contaram com a preciosa colaboração do seu parceiro - a Academia de Música de Óbidos - cujos professores apresentaram vários instrumentos musicais, como (...) os instrumentos de orquestra (...) e proporcionaram, não só um momento musical, como também educativo. Os alunos, presentes nestes eventos, aprenderam um pouco da história da música, da constituição e do funcionamento de cada um dos instrumentos apresentados. Houve também a oportunidade de experimentar vários instrumentos, como o fagote, a flauta transversal, o clarinete , os instrumentos de percussão (marimba e bateria) e o saxofone.
Este projecto de sensibilização musical e cultural terá continuação ao longo do 2ºe 3ºperíodos.