"Tito de Morais é o fundador de MiudosSegurosNa.Net, um projeto que
ajuda Famílias, Escolas e Comunidades a promover a utilização responsável e
segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. "
quinta-feira, 8 de março de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Intercâmbio
No âmbito do projeto “Aprender com criatividade, partilhandoo saber” durante o 2º período, os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Centro Escolar deSanto Onofre deslocaram-se à biblioteca da escola dos Arneiros, em grupos de duas turmas foram trabalhados os valores e a cidadania, com exploração da história “Maria Benguela e Pascoal”, neste contexto foi também desenvolvido trabalho de escrita e de expressão plástica, a pares.
Estimular a socialização, o respeito, a amizade e a diferença, entre outros valores, foi o objetivo geral destas atividades bem como do intercâmbio entre as turmas das duas escolas envolvidas.
Este intercâmbio irá continuar até ao final do ano letivo.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
À conversa com...
Com quase oitenta anos, mas cheio de energia, veio à escola o Cónego Joaquim Duarte, para aprender com os mais novos, para conhecer a comunidade escolar, mas também para dar algumas respostas a questões que os jovens hoje abordam quando se fala de Igreja.
Os alunos colocaram-lhe várias perguntas, nada fáceis de responder, desde o problema científico da origem do mundo, à existência da Adão e Eva, ao possível casamento dos Padres e até à pedofilia dentro da igreja. Foi com agrado e algum espanto que vimos essas questões respondidas com clareza e simplicidade, mas acima de tudo com verdade.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Mais histórias
"Uma luzinha no coração/Um milhão de beijinhos", "O Sapo apaixonado", estas e muitas outras histórias têm sido contadas aos alunos do agrupamento. A amizade e o amor são uma contante ...
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Comemoração anual em memória das vítimas do Holocausto
É preciso não esquecer...
Assim alunos e professores cumpriram a sua tarefa de lembrar e homenagear todos aqueles que sofreram e morreram num dos piores momentos da história...
Holocausto
"poemas aqui escolhidos, alguns com tradução inédita,"...
Janusz
Korczak, sobrevivente do
Holocausto
A oração
do Ghetto
Pai
nosso que estais no céu
Esta oração foi talhada em fome e
miséria
O
pão nosso de cada dia
Pão.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Mnemónica...
Conferência dirigida aos alunos. Para os que não assistiram, e que pretendem melhorar a sua prestação escolar sem perder muito tempo, ou mesmo para aqueles que não perdem tempo a estudar, aconselho a visionar este vídeo... São apenas uns minutos!
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
sábado, 17 de dezembro de 2011
O natal está a chegar
Por vezes, o texto é secundário.
Feliz Natal!
São os votos da equipa das Bibliotecas do Agrupamento
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Musicoterapia
sábado, 12 de novembro de 2011
Como explicar a diferença?
Esta atividade surge no âmbito do desenvolvimento do projecto "Crescer para ser: um mesmo olhar" (patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian) do qual a biblioteca escolar de Santo Onofre é parceira.
O encontro foi muito interessante, a escritora cativou os alunos que colocaram muitas questões e partilharam também algumas experiências, pois o Agrupamento tem uma unidade de autismo fazendo com que diariamente os nossos jovens lidem diariamente com as crianças portadoras do Síndrome de Asperger.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Brincando com a música
Estas atividades têm como principal objectivo o desenvolvimento de competências como o saber ouvir, estar atento, a capacidade de se concentrar, a memorização e o respeito pelo outro, entre outras. Estas competências são fundamentais para a aprendizagem e a intregação plena das crianças na comunidade escolar.
Os jogos são uma parte essencial do desenvolvimento da criança, sendo a Música uma boa aliada na sua formação. Neste contexto,realizaram-se atividades que proporcionaram momentos enriquecedores e divertidos que num futuro próximo poderão, no bom sentido, contribuir para a interiorização das tais competências e, eventualmente, alterar certos comportamentos.
A equipa das bibliotecas de Escolas de Santo Onofre agradece, mais uma vez, a colaboração dos docentes envolvidos nesta atividade.
.
domingo, 30 de outubro de 2011
Sensibilização musical
Nem só a leitura tem preenchido o plano de atividades das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, a música ocupa também um lugar de destaque, não só pela importância cultural, como também pelo seu poder em desenvolver a autoconfiança, a motivação, a concentração, a autodisciplina e a criatividade, que cada vez mais tem vindo a ser desvalorizada na educação dos alunos. Deste modo, as Bibliotecas do Agrupamento de Santo Onofre, enquanto impulsionadoras da cultura e da literacia, desenvolveram um conjunto de atividades relacionadas com a música em geral. Para levar a cabo estas atividades, as BEs contaram com a preciosa colaboração do seu parceiro - a Academia de Música de Óbidos - cujos professores apresentaram vários instrumentos musicais, como (...) os instrumentos de orquestra (...) e proporcionaram, não só um momento musical, como também educativo. Os alunos, presentes nestes eventos, aprenderam um pouco da história da música, da constituição e do funcionamento de cada um dos instrumentos apresentados. Houve também a oportunidade de experimentar vários instrumentos, como o fagote, a flauta transversal, o clarinete , os instrumentos de percussão (marimba e bateria) e o saxofone.
Este projecto de sensibilização musical e cultural terá continuação ao longo do 2ºe 3ºperíodos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


