sábado, 4 de janeiro de 2014

Louis Braille e o Alfabeto Braille

                                                                     
Louis Braille foi o criador do sistema de leitura para portadores de deficiência visual, que recebeu o seu nome,  “braille”.
Nasceu a 4 de janeiro de 1809  e faleceu a 6 de fevereiro de 1852.
Após um acidente com um instrumento perfurante na oficina do seu pai, e devido à inexistência de um apoio médico adequado, um processo infeccioso alastrou-se aos dois olhos, tendo Louis Braille perdido por completo a visão aos cinco anos.
As dificuldades enfrentadas por Louis Braille nos seus estudos estimularam-no desde cedo a preocupar-se com a possibilidade da criação de um sistema de escrita.
O Sistema Braille veio possibilitar aos cegos de todo o mundo o acesso à educação e à cultura, tendo sido um marco na inclusão escolar e social dos deficientes visuais.
Mais informação aqui


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Natal, e não Dezembro


Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.


David Mourão-Ferreira, Cancioneiro de Natal

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Este Menino

(trabalho do Jardim de Infância das Morenas)

Este Menino
é pequenino,
qual passarinho
a querer poisar
devagarinho.

Devagarinho
poisa no ninho
que o colo tem:
ninho do colo
da sua mãe.

In "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ao Menino Jesus - Luisa Ducla Soares


Fiz uma casinha
de chocolate,
tapei-a por cima
com um tomate.

Pus-lhe uma janela
de rebuçado
e mais uma porta
de pão torrado.

Pus-lhe um chupa-chupa
na chaminé;
a fazer de neve,
açucar pilé.

A minha casinha
bem saborosa…
comi-a ao almoço.
Sou tão gulosa!

Luisa Ducla Soares

Lenda do Pinheiro de Natal



Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. 
Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente. 
A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz. 
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! 
Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO

Nesta época Natalícia, a Biblionofre deseja a todos um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.


Provérbios de Natal

 v  Ande o frio por onde andar, no Natal cá vem parar.
 v  Assim como vires o tempo de Santa Luzia ao Natal, assim estará o ano mês a mês até final.
 v  Até ao Natal um saltinho de pardal.
 v  Do Natal à Sta. Luzia, cresce um palmo em cada dia.
 v  Dos Santos ao Natal, é Inverno natural.
 v  Galinhas de S. João, no Natal ovos dão.
 v  Mal vai Portugal se não há três cheias antes de Natal.
 v  Quem come carne na véspera de Natal, ou é burro ou animal.
 v  Quem quer bom ervilhal, semeia-o antes de Natal.
 v  Tanto clamamos pelo natal que ele enfim vem.
 v  Não há ano, afinal, que não tenha o seu natal.
 v  Dos Santos ao Natal, ou bom chover ou bom nevar. 
 v    É Natal, é Natal filhós com vinho não fazem mal.
 v  Quem varejar antes do Natal, deixa o azeite no olival.
 v  Pelo Natal, cada ovelha no seu curral.
 v  No Natal, só o peru é que passa mal.
 v  Pelo Natal, Lua cheia, casa cheia.
 v  No Natal, todo lobo vira cordeiro.
 v  Natal em casa, junto à brasa.

v  Natal de rico é bem sortido.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Eu queria ser Pai Natal

Eu queria ser Pai Natal
e ter um carro com renas
para pousar nos telhados
mesmo ao pé das antenas.

Descia com o meu saco
ao longo da chaminé,
carregado de brinquedos
e roupas, pé ante pé.


Em cada casa trocava
um sonho por um presente.
Que profissão mais bonita
Fazer a gente contente.

Luísa Ducla Soares
Poemas da Mentira e da Verdade

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Autor do dia: José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. É jornalista. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É autor dos livros A Conjura (romance, 1988), Prémio Revelação Sonangol, A Feira dos Assombrados (contos, 1992), Estação das Chuvas (romance, 1996), Nação Crioula (romance, 1998), Grande Prémio de Literatura RTP, Fronteiras Perdidas (contos, 1999), Grande Prémio de Conto da APE, A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónica, 2000), Estranhões e Bizarrocos, com Henrique Cayatte, (infantil, 2000), Prémio Nacional de Ilustração e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, Um Estranho em Goa (romance, 2000), O Ano Que Zumbi Tomou o Rio (romance, 2002), O Homem Que Parecia Um Domingo (contos, 2002), Catálogo de Sombras (contos, 2003) e O Vendedor de Passados (romance, 2004). As suas obras estão traduzidas para diversas línguas europeias. 

No dia do aniversário de José Eduardo Agualusa deixamos aqui  o seu livro Estranhões & Bizarrocos, em formato interativo,  com histórias para ler, ouvir ou brincar.


Nota: Livro do Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Festa de Natal na E.B.I. de Santo Onofre dia 17 de dezembro


CONVITE - Sessão pública sobre Educação Inclusiva na E.B.I. de Santo Onofre

No dia 13 de Dezembro, sexta-feira, pelas 21.00 horas, realiza-se no Espaço+ da Escola Básica Integrada de Santo Onofre uma sessão destinada às famílias e encarregados de educação dos alunos, aos professores e funcionários e à comunidade em geral, onde se falará de Escola Inclusiva.

Contamos com a participação de representantes da associação Pais em Rede, movimento de âmbito nacional que congrega famílias de pessoas com incapacidades. Estarão connosco Susana Lalanda (psicóloga e familiar de um deficiente já adulto), Dalila Vicente (professora e Mãe) e Ana Pascoalinho (Mãe).

Falando em nome dos Pais cujos filhos não têm necessidades educativas especiais, mas integrados em turmas inclusivas, teremos a Dra. Paula Teresa Carvalho, psiquiatra do Centro Hospitalar Oeste Norte. 

Contamos com a sua presença.

A Equipa de Mediação Disciplinar da E.B.I. de Santo Onofre